Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

19/11/2021

Intoxicação por produtos de limpeza: 7 pontos de atenção

ENTENDA O QUE É INTOXICAÇÃO POR PRODUTOS DE LIMPEZA E COMO EVITAR

Os produtos de limpeza são a segunda maior causa de intoxicação em ambientes domésticos — perdendo apenas para os remédios. Por este motivo, é preciso tomar alguns cuidados na hora usá-los.

Com o objetivo de diminuir os riscos à saúde causados pelo aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou durante o período de pandemia - 2020/2021 - uma nota alertando a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação.

Segundo a Agência, os acidentes domésticos envolvendo exposição tóxica à substância química são ainda mais frequentes com o público infantil, e a maior incidência desses acidentes ocorre devido ao armazenamento inadequado dos produtos de limpeza.

As principais causas de intoxicação com produtos de limpeza: “A exposição por via oral através da ingestão dos produtos, vias respiratórias devido à inalação de vapores tóxicos provenientes de algumas substâncias presentes neles, e também por contato diretamente com a pele”.

Um dos tipos de acidentes mais comuns é a ingestão dos produtos de limpeza e essas substâncias, em contato com os órgãos, queimam os tecidos internos.

Segundo especialistas, quando intoxicadas, as pessoas podem apresentar dores de cabeça, enjoos, vômitos, tosse, irritação de olhos, nariz e coceiras, além de queimaduras na pele. A intoxicação pode ser grave e isso depende do tipo de produto usado. Derivados do hidróxido de sódio (soda cáustica), por exemplo, podem causar danos irreversíveis ao sistema gastrointestinal.

O hipoclorito de sódio, popularmente conhecido como cloro ou água sanitária mais forte, pode liberar o gás cloro, que é tóxico e causa o bloqueio das vias respiratórias e morte por asfixia em casos mais severos. Inicialmente, o cloro vai irritar os olhos, nariz e boca, quando inalado. Irrita também os brônquios e o pulmão, levando até a uma bronquite ou eventualmente a uma pneumonia.

As misturas de produtos de limpeza também causam intoxicações, sendo comum misturar água sanitária com produtos à base de amoníaco. Dá uma explosão na hora que pode provocar cegueira e queimaduras graves. Infelizmente, esses casos são muito frequentes nos prontos-socorros.

CONFIRA 7 PONTOS DE ATENÇÃO SOBRE CAUSAS DE INTOXICAÇÃO COM PRODUTOS DE LIMPEZA

  • 01. Mantenha sempre os produtos de limpeza em locais fechados e longe do alcance de crianças e animais.
  • 02. Leia atentamente e siga estritamente as instruções no rótulo descritas de cada produto.
  • 03. Proteja olhos, bota, nariz e mãos com EPIs especializados. Evite contato direto com os produtos.
  • 04. Nunca misture ou manipule produtos químicos além das instruções do fabricante.
  • 05. Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.
  • 06. Nunca, em nenhuma hipótese, reutilize as embalagens vazias. Isso porque elas sempre ficam com resíduos, ou seja, restos dos produtos. Descarte-as em lugares apropriados.
  • 07. Não compre produtos de limpeza de origem clandestina (embalagens PET ou reaproveitadas). Esses produtos não são fiscalizados ou aprovados pelas autoridades competentes e podem causar sérios riscos à sua saúde.

Agora que você já sabe como evitar a intoxicação por produtos de limpeza, que tal conhecer um produto de limpeza inovador e super seguro que é sucesso nos Estados Unidos? Conheça nosso artigo que explica o que são os panos umedecidos de limpeza e saiba como usá-los!