Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

09/07/2020

Afinal, máscara cirúrgica pode ser lavada e reutilizada? Entenda!

VEJA OS PRINCIPAIS PONTOS DE ATENÇÃO SOBRE A LAVAGEM DE MÁSCARAS CIRÚRGICAS E REUTILIZAÇÃO

Recomendada por autoridades no combate ao coronavírus, o uso da máscara cirúrgica faz parte do cotidiano da população desde 2020. O que muitas pessoas não sabem é que esse tipo de máscara pode ser lavada e reaproveitada. Porém, alguns cuidados são necessários para que garantir que ela seja higienizada de forma correta antes de ser utilizada novamente. Entenda neste artigo quais são as recomendações para a lavagem correta da máscara cirúrgica.

 

QUAIS OS TIPOS DE MÁSCARAS PODEM SER LAVADAS E REUTILIZADAS?

 

Antes de mais nada, é importante salientar que os únicos tipos de máscaras que podem ser lavadas e reutilizadas são as conhecidas máscaras de TNT, as máscaras de pano (algodão) e quaisquer outras não caracterizadas como descartáveis. Portanto, as máscaras cirúrgicas descartáveis, não devem ser lavadas e reutilizadas em hipótese alguma, pois perdem sua capacidade de filtração.

 

COMO LAVAR A MÁSCARA CIRÚRGICA CORRETAMENTE?

 

Agora que você já sabe a lavagem de máscaras cirúrgicas é possível, entenda como fazer o processo corretamente. A indicação do Ministério da Saúde é que as máscaras cirúrgicas fiquem de molho em solução com água e sabão neutro ou com água sanitária por 30 minutos. Para que a lavagem seja eficaz, é preciso atentar-se à proporção indicada para o preparo da solução. Você precisará de 50 ml de água sanitária para um litro de água.

 

CUIDADOS NECESSÁRIOS

 

  • 01. Lavar a máscara cirúrgica separadamente, não coloque junto com outras roupas.
  • 02. Enxágue-as meticulosamente para que não haja acúmulo de sabão ou outros produtos. Pode causar alergias ou desgastar demasiadamente o tecido.
  • 03. Deixe-as secar naturalmente ao sol.
  • 04. Após totalmente secas, passá-las normalmente.
  • 05. Guarde-as entre folhas de papel toalha dentro de sacos plásticos.

 

QUANDO A MÁSCARA CIRÚRGICA PODE SER REAPROVEITADA?

 

Embora seja possível lavar e reutilizar máscaras cirúrgicas, existem alguns casos em que seu reaproveitamento não é recomendado. Isso ocorre nos casos de uso por profissionais de saúde e pessoas com sintomas de coronavírus devido ao risco de contaminação e propagação do mesmo.

As máscaras utilizadas por esse público devem ser armazenadas em sacos para lixo infectante para posterior descarte apropriado em lixeiras especiais. Em hipótese nenhuma esse material deve ser reciclado ou reutilizado. Se não disponibilidade de coleta de lixo infectante as máscaras devem ser embrulhadas totalmente papel e descartadas no lixo orgânico.

Este texto foi escrito por José Osmar Viviani fundador da Consulimp. Professor e autor dos livros Limpeza é assim que se faz e Engenharia da Limpeza.