O que é um coronavírus?
Primeiros passos para entender a epidemia
Existem vários tipos de vírus e bactérias que podem causar doenças como cólera, coqueluche, tuberculose, meningite, difteria, pneumonia (causadas por bactérias), além das gripes, resfriados e viroses, sarampo, catapora, rubéola, caxumba, poliomielite, febre amarela, dengue, entre outras causadas por vírus. No momento, o surto de Corona Vírus acende um alerta sobre a importância de adotar medidas que possam prevenir uma contaminação dessa e outras doenças.
Os coronavírus recebem esse nome porque têm em sua membrana picos projetados que se assemelham à coroa do sol. Eles podem infectar animais e pessoas e causar doenças do trato respiratório, que vão desde o resfriado comum até condições graves como a SARS, que afetou milhares de pessoas em todo o mundo, e matou quase 800, durante um surto em 2003 e a MERS, que causou a morte de 858 dos 2.494 pacientes identificados com a infecção desde 2012.
Identificado na China recentemente foi chamado de 2019-nCoV. Os primeiros casos da doença, uma pneumonia causada por um vírus desconhecido, foram registrados no final de dezembro. Na primeira semana de janeiro, pesquisadores chineses identificaram o patógeno por trás de uma doença misteriosa que havia adoecido 59 pessoas em Wuhan, uma cidade de 11 milhões de habitantes no centro da China: era um novo coronavírus.
Como se proteger?
Embora não haja certeza sobre a efetiva contaminação, se pelos animais ou pelas pessoas, as medidas de proteção contra o coronavírus é semelhante às de gripes e resfriados.
- 01. A recomendação oficial da OMS prevê a boa higiene das mãos – limpar as mãos com frequência usando álcool ou sabão e água.
- 02. Manter a “etiqueta da tosse” – cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou um tecido ao tossir e espirrar.
- 03. Evitar contato próximo com quem tem febre e tosse.
- 04. Evitar contato desprotegido com animais vivos e superfícies em contato com animais em mercados ao ar livre com circulação de coronavírus.
- 05. Procurar atendimento médico se apresentar febre, tosse e dificuldade em respirar.
- 06. Evitar o consumo ou manuseio de produtos de origem animal crua ou mal cozida.
- 07. Evitar lugares fechados e aglomerações também está entre as recomendações de proteção.
- 08. Utilizar equipamentos de proteção como máscaras descartáveis, luvas ou protetores faciais.
Vale ressaltar que essas são medidas iniciais baseadas no conhecimento da epidemia até o momento, mas que são sempre bem vindas em qualquer lugar. É sempre importante manter-se informado com as atualizações sobre prevenção e contágio ao longo desta fase.